Você já ouviu falar no Maio Laranja? Este mês, mais especificamente dia 18/05, dedicamos ao combate à exploração e ao abuso sexual infantil no Brasil! E esse é um tema de extrema importância para nós adultos, já que somos a única fonte de proteção que uma criança pode ter!
Você sabia que no Brasil, a cada hora, 3 crianças são abusadas no Brasil? E outro dado muito alarmante é que 51% dessas crianças possuem entre 1 e 5 anos!
Por ano, no nosso país, mais de 500 mil crianças e adolescentes sofrem abusos e sabemos que apenas 7,5% desses crimes chegam a ser denunciados, o que torna esse número ainda maior, infelizmente!
Então hoje eu vim alertar você, que é responsável por uma criança ou mesmo que não seja, para que você saiba identificar e ajudar em situações onde a criança esteja vulnerável a um possível abusador!
O primeiro passo é sempre instruir as crianças sobre nunca guardar segredos dos adultos de sua confiança, que ninguém pode tocar em seu corpo sem o seu consentimento e sem a presença desse responsável. E é claro, devemos nos atentar aos sinais que nos causam estranhamento nos adultos, como o desejo de estar sozinho com crianças, afastá-las de seus responsáveis, tocá-las de forma inadequada. Nunca devemos ignorar quando uma criança sente medo ou insegurança perto de um adulto, não a obrigue a beijar, abraçar ou se manter próxima dessa pessoa!
Um ponto muito bacana é que hoje existem diversas formas lúdicas que podemos utilizar para ensinar nossas crianças onde ela pode e onde ela nunca deve ser tocada sem avisar o seu responsável, como destaquei na imagem…
Ensine sobretudo às crianças que nenhum carinho verdadeiro deve machucar e que em hipótese alguma deve ser mantido em segredo!
E por último, mas não menos importante, ao presenciar qualquer situação de abuso infantil, disque 100 e denuncie! Faça parte dessa corrente de proteção às nossas crianças!