Uma das pautas que levantamos neste mês é o Agosto Lilás. Você já ouviu falar?
Trata-se de uma campanha para conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Este mês foi escolhido pois em 07 de agosto de 2006 foi instituída a lei nº 11.340, a famosa Lei Maria da Penha, que este ano completa 16 anos.
Neste mês levantamos essa bandeira tão importante em prol de todas as mulheres e em defesa de todas aquelas que sofrem qualquer tipo de abuso ou violência dentro de suas casas.
Um dos pontos principais desta campanha é a conscientização à denúncia. Sabemos que hoje muitas mulheres sofrem todos os tipos de abuso e se mantêm caladas, por medo e inseguranças. E é claro, muitas vezes pela falta de intervenção da própria polícia.
Sabemos por meio de estudos que no Brasil, a população feminina sofre algum tipo de violência a cada 4 minutos. E que em 43% dos casos, essa violência é praticada dentro de casa, seja pelo marido, namorado, pai, irmão ou até outras mulheres.
Uma das conquistas que esta lei tão importante garantiu a todas as mulheres foi justamente a criação de órgãos especializados em defesa da mulher, como delegacias especiais e atendimentos próprios, pelo número 180.
Um ponto muito importante é que qualquer pessoa pode efetuar a denúncia através do número, mesmo que a vítima não registre o Boletim de Ocorrência. E a partir de 2020 as investigações não podem ser interrompidas, mesmo que a vítima desista da queixa.
Por isso, não se cale! Se você é uma vítima ou presenciou algum caso de violência doméstica, denuncie. Você pode salvar uma vida!
Ligue 180 ou vá até uma Delegacia da Mulher!
Agosto Lilás, contra a violência doméstica. Dra Larissa Atala Ginecologista e Obstetra.
Agosto Lilás, contra a violência doméstica. Dra Larissa Atala Ginecologista e Obstetra.