É um marco na vida da mulher, caracterizado pelo último ciclo menstrual da mulher. É sempre um diagnóstico retrospectivo, pois é necessário que a mulher fique um ano sem menstruar para que possamos dizer que ela entrou na menopausa. A esse período de transição denominamos de Climatério, e essa oscilação hormonal normalmente ocorre entre os 45 e 55 anos. Quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos, estamos diante de uma Menopausa Precoce ou Falência Ovariana Precoce.
A menopausa em si não é uma doença e sim um processo natural, mas que deve ser acompanhado desde o início para se manter o bem-estar físico e emocional da mulher.
Por ter ligação direta com a questão hormonal, a menopausa pode despertar alguns sintomas e incômodos na mulher, os mais comuns são menstruações irregulares, ondas de calor, alterações no sono, na libido e no humor, enfraquecimento das unhas e cabelos, aumento da gordura abdominal e outros. Todos esses sintomas, aliados à diminuição da produção hormonal impactam fortemente na vida da paciente, podendo minar o seu bem-estar e trazer incômodos mais sérios quando não tratados devidamente.
É importante levar em consideração que todos os sintomas da menopausa têm relação direta com fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida, por isso irão ditar a sua intensidade, podendo ser mais ou menos intensos, então é importante sempre manter uma vida equilibrada e saudável, para que os sintomas nesse momento possam ser enfrentados com mais tranquilidade.
O diagnóstico e tratamento para menopausa devem ser feitos por um médico especializado, não devendo nunca ser praticada a automedicação, já que alguns medicamentos podem aumentar o risco de trombose, doenças cardiovasculares e até câncer em alguns casos, também não se deve adotar práticas sem antes verificar com o profissional a sua eficácia e segurança. Normalmente, é indicada a reposição hormonal para uma atenuação dos sintomas e recuperação da qualidade de vida. É muito indicado também que haja uma atenção ao ganho de peso, então é fundamental que se mantenha hábitos saudáveis como uma alimentação mais equilibrada e uma prática regular de exercícios físicos.
Portanto, o acompanhamento médico deve ser buscado desde os primeiros sinais de menopausa, para que possa ser iniciado o tratamento correto e individualizado para cada mulher, mantendo o seu bem-estar e a qualidada de vida.
normalmente indicada
manter hábitos saudáveis
correto e individualizado para cada mulher
Join our newsletter to get the free update, insight, promotion about the entrepreneur, business, and career.