Ginecologia

Como funciona a utilização de DIU e Implantes?

Como funciona o DiU?

O Dispositivo Intrauterino, mais conhecido como DIU, é um dispositivo contraceptivo colocado na cavidade uterina e possui 3 variações. Existem o DIU de cobre, o DIU de prata e cobre e o DIU hormonal (Mirena e Kyleena). Os dois primeiros são dispositivos não hormonais, e por isso quase não apresentam impactos no organismo de modo geral. Já o Mirena e Kyleena, tem em sua composição o hormônio levonorgestrel, que conforme liberado ajuda na diminuição ou interrupção dos períodos menstruais e também das cólicas, além de reduzir as chances de câncer do endométrio.
O DIU pode ser colocado no próprio consultório médico pelo ginecologista, num procedimento rápido que leva cerca de 20 minutos, com a paciente deitada em posição ginecológica. Os dispositivos de cobre e de prata liberam pequenas quantidades de seus materiais, deste modo provocando alterações nas paredes do endométrio, o que reduz o tempo de vida do espermatozóide e impede a implantação do óvulo no útero. Estes dispositivos podem ser utilizados por 3, 5 e até 10 anos.
Já no caso do Kyleena e Mirena, a liberação hormonal tem o objetivo de dificultar a ovulação, além de alterar as características do muco cervical, dificultando a ascensão dos espermatozóides, impedir a fixação do ovo e evitar a fecundação, evitando assim a gravidez. Este dispositivo pode ser utilizado por 3 e 5 anos, respectivamente.
Todos os tipos de Dispositivo Intrauterino são seguros, tendo em torno de 99% de eficácia, variando a sua indicação levando em conta cada caso particular.

diu

Como funcionam os implantes?

O implante contraceptivo trata-se de um método altamente eficaz e seguro, além de também ser prático e de longa duração, podendo ser usado por até 3 anos. O implante é colocado embaixo da pele com uso de anestesia local, no próprio consultório médico. No Brasil, o nome comercial é Implanon. É indicado preferencialmente que a paciente esteja no período menstrual e pode ser também inserido durante a amamentação, até mesmo no pós parto imediato.

O implante é um método que além de ser contraceptivo, auxilia também na melhora de cólicas e da tensão pré menstrual. Após a colocação do método é estimado um tempo de 3 a 6 meses para adaptação do organismo.

Ambos os métodos contraceptivos, seja o DIU ou o Implante, são muito indicados para mulheres que buscam maior eficácia, durabilidade e conforto para se protegerem de uma gravidez não planejada, já que não é necessário se lembrar do seu uso.

Newsletter

Join our newsletter to get the free update, insight, promotion about the entrepreneur, business, and career.

Iniciar conversa
Posso ajudar?
Fale comigo agora!